Nestas cavernas também nos safamos. E bem! #2


Continuamos, hoje, pelo Alentejo. Há uns tempos fomos palmilhar as ruas de Monsaraz, recentemente eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal - Aldeias. Adoramos Monsaraz e o título é bem merecido, não desfazendo qualquer outra das candidatas.
Pois bem, depois de uma tarde quente, de muito passeio, da visita ao castelo, da ida às lojas de artesanato e de centenas de fotografias para memória futura, aproximava-se a hora de pensar em jantar.
Monsaraz é lindo, a vista a cair para o Alqueva é arrasadora e, por isso mesmo, os restaurantes na aldeia fazem uso do sítio - e bem! - e os preços são mais puxados. Fizemos o que tão bem fazemos sempre e fomos ao Posto de Turismo perguntar onde podíamos encontrar comida da boa (caseira e em doses bem servidas) mas sem nos levarem o couro e o cabelo. Indicaram-nos a sede de concelho, Reguengos de Monsaraz. A Grelha.
 

(...)
 

Meia hora depois estávamos à entrada a babar para a ementa afixada na porta. Ainda estava fechado mas a nossa decisão estava mais que tomada. "Vai ser aqui". E que bons que somos a seguir instintos.
Uns maravilhosos miminhos de porco preto que acompanhámos com brócolos e uma salada gigante. A carne mais macia que sei-lá-o-quê e - impunha-se - um tinto de Reguengos que conhecemos e bebemos em casa há muito. Um queijo curado alentejano (comer fora pede queijo, nada a fazer) e no final melão do bom (se bem que havia uma boa variedade de fruta à escolha).
No fim das contas, a refeição ficou por 12€/pessoa. Vale a pena, acreditem. Mais um local com carne boa (não são todos) e com legumes e fruta para quem não quer batatas e doces.


Comentários