Pão de bolota



Tirem daí o sentido, parece mas não é bolo de chocolate. Em contrapartida, é um pão maravilhoso de bolota e chia. Isso mesmo.
Nunca na vida havíamos provado tal coisa (ou imaginado, sequer) mas o que é certo é que fizemos dois pãezinhos e desapareceram ontem ao jantar. Na verdade, sumiram-se logo nas entradas...

É tão fácil e rápido que hoje vamos repetir a proeza, que - isto já se sabe - quem tem gula não tem vergonha (é um ditado cavernoso).

Ora, para os tais 2 pães pequenos, só usámos isto:

100 gr de farinha de bolota
50 gr de farinha de chia
100 ml de água
2 colheres de sopa de azeite
Sal q.b. 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Caso se estejam já a perguntar, as farinhas são da Sabores a Granel e foram uma boa surpresa aqui na caverna. Isto fica a saber a pão, com uma boa textura e um travo estupidamente bom a azeite (somos fãs incondicionais deste 'líquido de ouro'). 
Só precisam de colocar as farinhas numa taça funda, deitar a água e o azeite para começar a envolver. Depois de obterem uma massa homogénea juntem o sal e o bicarbonato e voltem a amassar bem. Formem as bolas e coloquem num tabuleiro com papel vegetal.
Forno a 200 ºC e eles cozem em menos de 20 minutos, é ir vendo.
Isto com um queijo de Nisa deve ser de ir ao céu e voltar (para quem consome um lacticínio de vez em quando) mas nós optámos por comer com azeite e salsa. Indescritível. 

   

Comentários

  1. Ohh pá! Até fico emocionada a ver a forma como utilizam os nossos ingredientes! Parece fabuloso esse pão! A lista das receitas para experimentar vai crescendo... Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é mesmo fabuloso! Até a mãe da cavernosa provou e adorou! A repetir por aqui, sem margem para dúvidas :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário