"Sanduíche" soberba de chocolate


Nós compreendemos. Isto de evitarmos farinhas tradicionais, assim como as agora mais conhecidas farinhas usadas em receitas paleo - polvilhos, trigo sarraceno, farinha de amêndoa, etc... - leva-nos a usar o coco em muitas das sobremesas. É uma solução muito mais económica e nós adoramos, assim que ainda não nos cansámos dele. Mas há quem não goste. Ou não o possa comer.
Temos recebido alguns apelos nesse sentido... O sentido de praticar a arte da gula mas sem coco :) Assim que andámos a magicar e lá experimentámos fazer uma receita que não levasse coco mas fosse absurdamente agradável à vista e ao palato. Foi assim que nasceu esta sobremesa soberba. E super fácil de fazer.

Só precisam de:

120 gr de chocolate negro 70% de cacau ou mais
6 ovos
6 a 8 ameixas secas pequenas
(se preferirem substituam por um pouco de mel, a função da ameixa aqui é adoçar)
1 colher de sopa de óleo de coco
Canela q.b.
Pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
3 ou 4 nozes picadas


Derretam 100 gr do chocolate com um pouco de óleo de coco. Entretanto num robot de cozinha batam os ovos, as ameixas, a canela e o sal. Juntem depois o chocolate derretido e mexam uns segundos.
Deitem a massa numa forma com papel vegetal (forma pequena; é um bolo pequeno e não leva bicarbonato de sódio, fica mesmo muito baixinho) e cozam no forno apenas 15 minutos a 180ºC.
Depois de cozido e desenformado é cortar em pedaços iguais de modo a dar dois pedaços por pessoa. Um pedaço em baixo, manteiga de amêndoa em cima e o outro pedaço de bolo. Derretam agora com mais um pouco de óleo de coco as 20 gr de chocolate que haviam sobrado e cubram as sobremesas. No final - já depois de lamberem os dedos que ficaram cheios de chocolate - é colocar as nozes picadas.
Tão fácil e tão bom, não é?

Comentários