Bolo de maçã e nozes


O bolo de maçã é aquele que faz parte da vida de todos nós, não é? Em todas as famílias havia sempre alguém que fazia um bolo de maçã fantástico... Cheira a infância... Bem, mas deixemos a nostalgia na sala - ou então acabamos a comprar uma lata de bolachas de manteiga, aquelas azuis que se abriam ao domingo para receber as visitas - e rumemos à cozinha novamente.
Este bolo pode não chegar aos calcanhares do da vossa avó, tia, mãe ou prima mas, acreditem, o sabor da maçã e da canela está lá. Fica assim meio húmido e fofo e vai lindamente com o café no final da refeição ou ao lanche com o chá (é um óptimo snack com fruta, ovo, nozes, óleo de coco... Só maravilhas).

Vejam lá se têm por aí:
3 maçãs
4 ovos
75 gr de farinha de maçã (não conhecíamos mas foi-nos ofertada na Sessão Paleo XXI em Portalegre e existe à venda, por exemplo, na Terrius)
75 gr de coco ralado (triturem até ficar uma espécie de farinha)
1 mão cheia de nozes partidas grosseiramente
1 colher de sopa de óleo de coco (ou manteiga)
Canela 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Cortem as maçãs em pedaços pequenos, guardem uns quantos para envolver na massa no final e o restante coloquem num robot de cozinha. Juntem os ovos, o óleo de coco e muita canela. Triturem/batam até ficar uma massa praticamente líquida.
Entretanto juntem as farinhas e o bicarbonato de sódio e mexam mais um pouco.
Deitem a massa numa taça e juntem as nozes partidas e os pedaços de maçã que guardaram inicialmente (guardaram, não guardaram?). Pronto, agora o típico: tudo para uma forma (se for de silicone basta passá-la por água antes, se for das tradicionais coloquem papel vegetal) e vai ao forno. Ali nos 170ºC, tapado com papel vegetal para não queimar e cerca de 45/60 minutos a cozer. Os fornos são todos diferentes, assim que vão vigiando e usem a técnica do palito para ver se já está cozido.
Bom e muito apetite para devorar isso! 

Comentários