Na Caverna também se come Polvo à Lagareiro


Sempre com umas adaptações mas mantendo os pratos tradicionais, que - aqui para nós - nos sabem pela vidinha. Este é o tipo de receita que a malta das cavernas aprecia bastante. Atirar coisas para um tabuleiro e esperar que o forno faça magia (sobra tempo para actividades essenciais como adiantar a leitura daquele livro, dizer parvoíces ou a nobre arte de não fazer nada).

Ingredientes:
1 kg de polvo (cozido apenas em água, meia horita após a água começar a ferver)
1 batata doce média
400 gr de couve-de-bruxelas
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
Sal
Salsa
Água


Num tabuleiro colocar azeite, a cebola e o alho cortados em pedaços pequenos. Juntar o polvo, as couves-de-bruxelas e a batata doce (em cubos, com casca). Temperar com um pouco de sal (o sal rosa dos Himalaias é top top!), salsa picada e juntar um pouco de água.
Forno com ele. Cerca de 40 minutos a 160ºC ou até a batata estar cozinhada e dourada.
Abrir um belo tinto alentejano e beber um copo no sofá enquanto espera pelo polvo (sim, um copo apenas. Ou corre o risco de queimar o jantar e ter assim uma desculpa para encomendar uma pizza.)
O resto da garrafa goze-a à refeição. Isso do «peixe-é-com-vinho-branco» é treta. Este prato liga que é um mimo com o tinto. Vão por nós.

Comentários

  1. oh Ana, couve-de-bruxelas não :( vou substituir por brócolos ou assim. Onde compras o sal rosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fica bom, garanto ;)
      Encontro o sal rosa fino no intermarché (marca 100%) e o grosso na loja Felizmente Natural (no centro comercial fontedeira, em Portalegre).

      Eliminar

Enviar um comentário