Especial pequenos-almoços e snacks


Em resposta às muitas vezes que nos perguntam "e os pequenos-almoços?! Mas o que comem vocês de manhã?" - mas em especial à Joana, que nos sugeriu uma publicação sobre o assunto - segue um rol de ideias sem pão ou cereais de pequeno-almoço. A partir daqui muitos de vocês vão programar o despertador para tocar uns minutos antes e entender o prazer que é começar o dia com pratos fantásticos. Sim, até o dia corre melhor.

Na imagem acima já dá para ter uma ideia. Hidratos de carbono bons e vitaminas (fruta - laranja triturada, aproveita-se a fruta toda), proteína (ovo), gordura boa (ovo e queijo da ilha fatiado). Sacia e bastante. Além de ser saboroso. A gordura do ovo e do queijo vão encher-vos por mais tempo, um dos truques da malta paleo é esse.
Juntar legumes e vegetais logo pela manhã também vale (na verdade, vale tudo, até sopa ou a carne que sobrou do jantar. Essa coisa de haver horas específicas para comer determinados alimentos foi uma invenção da indústria alimentar para vender coisas. Lamentável, na nossa opinião.).







 
Os queques de legumes (ver receita) também funcionam bem. Já têm o ovo, os legumes e a proteína da carne ou do peixe que lhe juntarem. Fazem no dia de folga ou fim-de-semana e dá para os dias seguintes, seja para o pequeno-almoço ou um lanche no trabalho.






 
Outra opção é juntar fruta, iogurte grego natural, frutos secos e canela. É uma mistura que desperta qualquer palato pela manhã e leva o mesmo tempo a fazer que umas torradas. (O truque mantém-se: juntar a fruta à gordura para que a frutose (açúcar da fruta) não provoque uma fome demoníaca pouco tempo depois). 



 
E as panquecas de coco e canela? A receita está aqui e podem fazer várias, congelar e tirar de manhã quando apetece. Comem simples ou juntam-lhe fruta, iogurte e até um quadrado de chocolate 85% e têm um início de dia que sabe a pecado mas com muito menos hidratos e açúcar que uma taça de cereais de chocolate ou um croissant. Pois, fantástico mesmo.









Bolos? Também pode. Bolos saudáveis, claro. Quando falamos de fruta e ovo, quer seja ovo mexido e uma maçã, quer seja juntá-los e transformá-los num bolo saboroso é igual. Os bolos de caneca que se fazem em 5 minutos são uma solução para comer antes de sair de casa e sem perder tempo. As nossas recomendações vão sempre para o de maçã (receita aqui) ou o de limão (aqui).
Qualquer uma das opções (bolos, panquecas, ovos mexidos e fruta, frutos secos...) combina bem com um café ou chá (sem açúcar, vá, vamos ser coerentes).



Para os lanches ou "mata-ratos" ao longo do dia a solução continua na simplicidade mas eficácia contra a fome. Bolachas de aveia e coco (receitinha aqui), frutos secos com chips de fruta (rever aqui), bolinhos de coco e limão (estes) ou um scone de abóbora (é só ver aqui) com manteiga e queijo funcionam que é um mimo. Ovos cozidos ou fatia de queijo e umas nozes são um lanche do melhor também. Com estas opções na lancheira quem vai sentir vontade de comprar uma sanduíche sem graça na máquina de comida do trabalho? Lá está. 

Comentários

  1. Baaaah eu bem queria comer iogurte grego com fruta de manhã, mas já me disseram que não devemos quebrar o jejum com iogurte (por causa da lactose - açucar) ou com fruta (igualmente por causa do açucar).
    Só me restam os ovos... Mas vou comer ovos com que? Queria comer com fruta... Já não sei o que fazer :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário